21/05/08

Cinema Norueguês no Cinema Batalha – Sala Bebé

A Embaixada da Noruega e o Norwegian Film Institute têm a honra de apresentar um ciclo de cinema norueguês no Cinema Batalha que irá decorrer nos dias 29, 30 e 31 de Maio de 2008 Os bilhetes serão adquiridos duas horas antes de cada exibição na bilheteira do Cinema Batalha.

O preço do bilhete é 2,50 €.

Sinopses:
Dia 29 de Maio, Quinta-feira às 21:00
Elling de Petter Næss, 90 min., 2001, legendado em inglês.
Com: Per Christian Ellefsen, Sven Nordin, Per Christensen, Jørgen Langhelle, Marit Pia Jacobsen.
"Dois homens com um historial de doenças mentais — o tímido Elling e o maljeitoso Kjell, — partilham um apartamento, tentando voltar a integrar-se na vida activa fora das paredes do hospital. Encontrando apoio um no outro, os dois amigos começam a aventurar-se no mundo exterior. "

Dia 30 de Maio, Sexta-feira às 21:00
Curta metragem sobre Arne Skouen, 15 min.
An-Magritt de Arne Skouen, 101 min., 1969, legendado em inglês.
Com: Liv Ullmann, Wolf von Gersum, Per Oscarsson, Claes Gill, Georg Løkkeberg, Lars Tvinde, Elisabeth Bang.
"Situada no século XVII, AN-MAGRITT é a história de uma jovem, que tem de enfrentar condições adversas e lutar, desde o nascimento (em consequência de uma violação) pelos direitos mais elementares, para combater a rigidez e os preconceitos da terra onde vive. Mas An-Magritt conseguirá aprender a ler e encabeçará a delegação de trabalhadores que irá reivindicar os seus direitos junto ao Chanceler. Um filme poderosamente realizado, que alterna cenas de acção e solilóquios."

Dia 31 de Maio, Sábado às 18:30
Sufflosen (The Prompter) de Hilde Heier, 97 min., 1999, legendado em português.
Com: Hege Schøyen, Sven Nordin, Philip Zandén, Anne-Lise Berntsen, Liv Gunhild Tandberg. "Mulher trabalha como "ponto" numa caixa de madeira no palco do teatro. Apaixonada pela música, divide seu tempo com o descaso do marido e da ex-mulher dele, que voltou para casa presa a uma cadeira de rodas."

Dia 31 de Maio, Sábado às 21:30
Veiviseren (The Pathfinder), 88 min., 1987, legendado em inglês.
Com: Mikkel Gaup, Nils Utsi jr.
"Por volta do ano 1000 d.C., guerreiros chamados ''tjuder'' preambulam pela Escandinávia à procura de novos confrontos. Quando matam cruelmente uma família, apenas o garoto Aigin consegue se salvar, depois de ter observado o massacre. Aigin alimenta seu desejo de vingança, mas decide fugir com medo dos assassinos. O destino, no entanto, coloca-o frente a frente com os guerreiros, e Aigin precisa criar um plano para destruí-los. Produção norueguesa que recebeu indicação para o Óscar de filme estrangeiro."

Sem comentários: