02/07/08

Festival Internacional Música de Espinho

Com a minha chegada ao blogue, deixo uma sugestão;

FIME 2008 - 34.º Festival Internacional de Música de Espinho

O Festival Internacional de Música de Espinho, um dos mais importantes eventos musicais do país, chega à 34ª edição com um cartaz de excepção, que inclui Stephen Kovacevich, Brad Mehldau Trio, German Brass e Turtle Island Quartet. Entre 2 e 30 de Julho, há concertos para todos os gostos, feitios e idades.
Para 4 de Julho estão reservadas as surpresas nem sempre consensuais do violinista Gilles Apap. O grupo de percussão Drumming chega dia 6 com o espectáculo "Vamos Marimbar", que explora os diferentes géneros de marimba, numa estimulante e exótica combinação. Ainda no mesmo dia, o jazz ecléctico do premiado colectivo norte-americano Turtle Island. A 11, Stephen Kovacevich entra em cena para interpretar um programa que inclui as "Variações Diabelli", de Beethoven, precisamente o repertório com que, aos 21 anos, deixou público e crítica boquiabertos. Com uma extensa e elogiada discografia, é conhecido pela forma radical como interpreta o repertório clássico. O dia seguinte propicia uma oportunidade rara: a escuta do virtuosismo do German Brass, um dos mais famosos grupos de metais da actualidade. O dia 13 é dedicado às crianças, com uma versão orquestrada da "História de Babar". O alinhamento retoma a excelência na música erudita a 16 de Julho, com a violinista Alina Pogostkina, que se encontra entre os maiores valores da sua geração. A 18, repete-se no festival uma colaboração bem sucedida entre Steven Isserlis e Ana-Maria Vera. Ele é um músico russo apaixonado pela descoberta de obras negligenciadas, ela uma americana de origens boliviana e holandesa que iniciou os seus estudos musicais aos três anos. Dia 20, a originalidade entra em cena com um espectáculo que mistura clarinetes e marionetas. O nome é "A Diva Mu" (com duplo sentido, quando lido de trás para a frente). A 21, toca o Quarteto Delian, que se estreia em Portugal com um programa dedicado às quatro fantasias de Purcell. Sólida formação clássica, técnica notável, enorme capacidade de improvisação, versatilidade artística, inovação - tudo isto convive em Brad Mehldau e faz do norte-americano um nome sempre aguardado com expectativa. O pianista de jazz toca ainda em Espinho a 22 de Julho, na liderança do seu trio. A 27, há novo momento infantil, desta vez com a fábula musical "Momo", de Pascal Dusapin. Para dia 30, está reservada a actuação do guitarrista Juan Carmona, forte representante da criatividade da nova geração do flamenco. Com ele em palco vai estar o seu septeto e a Orquestra Clássica de Espinho.

LOCAL
Espinho, Auditório de Espinho - Rua 34, 884


PREÇOS
DE 3€ a 15€.

Elisabete


3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Bety! Bem-vinda.
Bjs,
Marília

Pedro disse...

Brad Mehldau a 22 parece bem :)
O resto desconheço.
Sugestões da chefe?

Elisabete disse...

Boa escolha Pedro...Brad Mehldau Trio...Também gostava de sugerir o dia 30 de Julho com a Sinfonia Flamenca e a orquestra clássica de Espinho....
A combinar :)