26/06/08

Fuel Cell - A Verdadeira Fonte de Energia

Meus Caros,
Hoje com a minha chegada a este Blog, perspectivei a inclusão de um tema novo, intitulado de "Conhecimento"
Penso que cada um nós pode contríbuir um pouquinho... com alguma informação da sua área, do seu conhecimento ou mesmo do trabalho...
Fica o desafio, querem abraçar?
Assim, deixo aqui um tema emergente e que todos já ouviram falar... Células de Combustível,... Temos por exemplo a apresentação do novo vaículo da Honda com o princípio de funcionamento a Hidrogénio...

As células de combustível são equipamentos estáticos que convertem a energia química contida no combustível directamente em energia eléctrica.
O princípio de funcionamento de uma célula de combustível é semelhante ao de uma bateria.
É composta por um ânodo e um cátodo porosos, cada um revestido num dos lados por uma camada catalisadora de platina, e separados por um electrólito.
O ânodo é alimentado pelo combustível, enquanto que o cátodo é alimentado pelo oxidante.
No caso mais simples em que o combustível é hidrogénio molecular as reacções electroquímicas que ocorrem passam por...

• Ânodo: H2 → 2H+ + 2e-
• Cátodo: O2 + 4H+ + 4e- → 2H2O

Os electrões libertados pela separação das moléculas de Hidrogénio no ânodo são captados pela placa de platina e conduzidos através de um circuito eléctrico até ao cátodo, originando uma corrente eléctrica contínua. Os iões (neste caso protões) são transferidos para o cátodo através do electrólito, onde se associam às moléculas de oxigénio formando moléculas de água.
Assim, no caso de uma célula de combustível o produto da reacção global é apenas água.

• Reacção global: 2H2 + O2 → 2H2O
O rendimento eléctrico é superior ao que se obtém no caso dos motores de combustão interna.
A energia química contida no combustível sofre uma série de conversões até atingir a forma de energia eléctrica (química → térmica → mecânica → eléctrica), resultando em sucessivas perdas de energia.
Numa célula de combustível, durante o processo de conversão da energia química do combustível em energia eléctrica, liberta-se calor, o que implica que uma parte da energia química não é convertida em electricidade e portanto o processo não tem um rendimento de 100%. Em sistemas de cogeração, o calor libertado pode ser aproveitado, o que faz aumentar o rendimento global, bem existia muito mais a dizer....

1 comentário:

Pedro disse...

caro amigo, embora o fio condutor deste blog sejam eventos, nao importa se culturais, sociais ou tecnicos (p.ex. uma conferencia sobre pilhas de combustivel), esta temática interessa-me ainda que como perfeito leigo.
Se nao nível de eficiencia do motor parece ser consensual que os motores de combustao interna são piores, tenho uma curiosidade: qual o custo de disponibilizar esta fonte de energia ao consumidor, face às tradicionais bombas de gasolina?